Hoje, oito de março, comemoramos o dia internacional da mulher. Essa figura tão importante na sociedade, não só por ser em maior número que homens mas por desempenhar bem funções que, foram taxadas pela sociedade como femininas (tarefas de cozinha, afazeres do lar, cuidados com filhos) e também funções que antes eram designadas apenas a homens, que eram considerados os únicos capazes para tal.
Felizmente esses dogmas sociais que perduraram durantes vários séculos, hoje já estão a um passo de findarem.
Num mercado de trabalho tão competitivo e de difícil entrada, a mulher ganha a cada dia mais posições de destaque: Hoje elas são gerentes bancárias, empresárias, proprietárias de lojas, diretoras de empresas, etc.
A mulher deixou de servir apenas a função doméstica e agora está totalmente inserida no mercado de trabalho, embora ainda possam ser observadas algumas disparidades e alguns preconceitos para com elas.
Saindo do ponto de vista profissional, a mulher também vem tendo ganhos reais em outras áreas, como a política, por exemplo. Embora em não tenha ficado satisfeito, esse ano tivemos a posse da primeira mulher presidente do país, fato antes nunca registrado... E isto não foi observado somente no Brasil. Em países como a Argentina, por exemplo, temos uma governante mulher...
Para findarmos o artigo, o que podemos prever para os próximos anos é uma ascenção cada vez maior de mulheres em todos os setores da sociedade, com desempenho de funções com igual competência se não mais que os homens...
Nenhum comentário:
Postar um comentário