Como já é sabido, COMTE é considerado o fundador da Sociologia. Apesar de sua curta vida, deixou uma contribuição imensa para o desenrolar desse nova ciência que surgia e também para a compreensão das relações sociais existentes em todos os setores das diferentes sociedades humanas.
Começou sua carreira ensinando matemática, depois tornou-se secretário de Saint-Simon. Nesta época, começou a escrever o livro Curso de Filosofia Positiva, que seria uma filosofia das ciências. De um lado, procede a uma classificação das ciências, por ordem de complexidade, de outro, formula a Lei dos Três estados, que caracterizam períodos da história humana.
Os três estados, por ordem da história humana são:
1 - ESTADO TEOLÓGICO: Nesse estado, Comte criou a definição que seria o estado onde Deus está presente em todas as coisas. Todos os fatos e fenômenos que ocorrem são por que ele quis. Tudo que não se encontrava explicação, dizia - se somente que era por Deus. Este estado ainda recebeu três subdivisões:
- Animismo: as coisas da natureza tem sua própria “animação”, acontecem porque desejam isto, não por fatores externos, têm vida própria.
- Politeísmo: os desejos dos deuses são colocados em objetos, animais ou coisas.
- Moneísmo: os desejos do Deus (único), são expostos em coisas, acontecimentos.
2- ESTADO METAFÍSICO: Esse estado, Comte conceituou como sendo aquele em que a ignorância social e a total descrença em um Deus criaria explicações misteriosas para os fatos, como a existência de espíritos, por exemplo.
3 - ESTADO POSITIVO: Esse último seria o estado cientificista, que buscava explicações científicas para os fatos que ocorriam. Seria definido como a busca pela explicação de tudo que ocorre na natureza, o uso da razão, a desmistificação de todos os fenômenos. A natureza passaria a ser estudada e explicada com um enfoque científico, e não mais com enfoque religioso ou místico. Esse terceiro estado seria a soma dos dois anteriores adaptados. Foi apartir da criação desse terceiro estado, que surgira a corrente Positivista de Pensamento, tamém fundada por Auguste Comte. (Auguste Comte e o Positivismo)
Poderíamos comparar os estados com períodos da história da humanidade: O primeiro, teológico, poderíamos ligar ao período pré - renascimento, antes da reforma religiosa, onde todos os fatos eram atribuídos a Deus e a Igreja detinha o controle social. O segundo, metafísico, poderia ser comparado ao período das Grandes Navegações, quando os mares, natureza e floresta eram tratados com misticismo e receio por parte dos europeus. Ao fim, o estado Positivo seria o que estamos vivendo desde o Iluminismo até os dias atuais, onde se crê na ciência como forma de explicação da totalidade dos fenômenos, seja naturais, sociais, etc.
EU VOU PASSAR DE ANO
ResponderExcluirPelo amor de DEEEUSSS quanta bobagem isso não condiz com a lei dos três estados o estado positivo é a superação das explicações religiosas
ResponderExcluirA superação das explicações religiosas através das comprovações científicas.
ExcluirBom texto! Me ajudou muito
ResponderExcluirObrigada Juliano! Me ajudou bastante também.
ResponderExcluirExplicação na linguagem simples, fácil de entender
ResponderExcluirExplicação muito clara e objetiva. Clareou o que havia lido no livro, que possui linguagem muito culta.
ResponderExcluirMe ajudou a fazer umas atividades sobre os três estados
ResponderExcluirme ajudou muito obg
ResponderExcluirEU VOU PASSAR DE ANO
ResponderExcluirAgora sim! BORA GABARITAR
ResponderExcluirMuito obrigada pelo conteúdo, me ajudou muito!
ResponderExcluir