‘’ A contradição entre os resultados de
avaliações oficiais e a opinião emitida pelos
professores, pais e alunos sobre a educação
brasileira.’’
É isso mesmo. Um magistério rotulado nota 0 é a situação da educação no Brasil perante a sociedade em geral. Por que será não rotulam ‘’pais nota 0’’, ‘’alunos nota 0’’ ou ‘’gestores públicos nota 0’’? É claro que não! Colocar a culpa do fracasso da educação no Brasil nos professores é mais fácil. È bem verdade que, de acordo com as pesquisas oficiais e provas, o aluno brasileiro está entre os piores dentro de determinado grupo mas isso não quer dizer a que responsabilidade toda recai sobre o professor.
Em uma sociedade como a nossa, em que o professor é sistematicamente desvalorizado por todos, visto como um inimigo e até mesmo como um ‘’vagabundo social’’, fica difícil fazer com que os alunos o tomem como exemplo, estudem mais e etc.
A verdade é a seguinte: os alunos entram na escola; Os professores não são valorizados o suficiente para melhorar sua formação, estão despreparados, o aluno fica desinteressado e nesse ciclo vicioso, o que acontece no final é previsível: péssimos alunos saindo do ensino médio e chegando ao ensino superior piores ainda além de avaliar as escolas com notas baixas.
Embora algumas metas para a educação no Brasil estejam sendo atingidas ano a ano, ainda sim a situação desse setor é lastimável e roga por melhorias e investimentos cada dia mais.
Essa contradição somente vai terminar ou pelo menos minimizar-se o dia em que o profissional da educação for valorizado como merece e à educação, principalmente a básica pública forem destinados recursos como deveria ser feito e não é.
Acredito que você não tenha lido seu próprio texto antes de publicá-lo. Muitos erros e um tanto confuso.
ResponderExcluir